Medir conversões em vez de cliques nos anúncios

Há muito quem pense que o mais importante no Google AdWords é conseguirem-se cliques a qualquer preço, para se aumentar o CTR. Mas na maior parte das vezes, aquilo que se procura são as conversões e não o tráfego indiscriminado. Se o seu negócio assenta na venda de serviços ou produtos, aquilo que verdadeiramente deve preocupar o anunciante são as conversões. Sabe como melhorar o rácio de conversões numa campanha? Sabe seleccionar o tráfego que realmente lhe traz lucros?

Se a resposta a estas perguntas é sim, está no bom caminho para conseguir optimizar as suas campanhas lendo as informações que aqui lhe fornecemos!




Quais interessam mais: conversões ou cliques?

O que são conversões no AdWords?

Consideram-se conversões dos anúncios AdWords quando se leva um visitante que clicou num anúncio e entrou numa página de destino de um site, a optar por uma compra, fazer um download, pela introdução de um endereço de email ou qualquer que seja o procedimento que nos interesse que ele adopte.

Há muito quem faça anúncios de AdWords, apenas com o interesse de gerar visitas a um site. Se bem que em certas situações isso seja normal, a maior parte dos utilizadores usam esta plataforma de publicidade para gerar as chamadas conversões.

Se o seu objectivo é apenas fazer com que os visitantes entrem no seu site, este método se bem que possa gerar tráfego imediato, é no entanto um procedimento caro. Muitas empresas que pretendem divulgar a sua marca, poderão optar por esta táctica, já que nesses casos não pretendem vender nada de imediato e ficam-se por visitas sem ter capacidade de perceber se o visitante ficou motivado pelo que encontrou.

O mais vulgar é utilizar-se uma página onde o visitante é transportado após ter comprado ou feito um download. Normalmente é a chamada página de agradecimento, em que é dado um link para aceder à informação pedida ou dito que já temos os dados que solicitamos. Nessa página, através de um código gerado pelo Analytics, podemos colocar umas linhas nessa página, que nos vai permitir perceber quais foram as palavras-chave e os anúncios que geraram aquela conversão.

Desse modo, poderemos saber quais são os anúncios mais rentáveis e adoptar procedimentos com base em dados reais, quanto ao que devemos fazer para melhorar a nossa campanha.

Naquelas palavras-chave que se revelarem pouco rentáveis, devemos pausar a sua exibição e tentar encontrar outros anúncios e páginas de destino que sejam mais adequadas para elas, antes que as eliminemos por completo se mais tarde concluirmos pelo seu pouco interesse.

Nas palavras-chave com bom nível de conversão, a política adequada a fazer é investir ainda mais nelas, quer aumentando o seu CPC para que tenham um melhor posicionamento, quer procurando alargar a sua penetração, com a pesquisa de outros termos que as englobem e que possam continuar com o mesmo nível de conversões.

Somos assim confrontados com dois tipos de indicadores por palavra-chave, que nos interessa analisar: a taxa de conversão e o custo de conversão.

A taxa de conversão obtém-se dividindo o número de conversões pelas exibições geradas por cada palavras-chave: se tivemos 3 conversões em cada 100 anúncios exibidos, a taxa de conversão é 3% - 3/100=0,03.

O custo por conversão é obtido calculando o custo da publicidade para cada conversão: para fazermos aquelas 3 conversões acima referidas, gastámos 50€, portanto teremos 50/3=16,66€.

Deste modo ficamos a saber se nos vale a pena ter estes anúncios em exibição, sabendo já à partida quanto ganhamos com cada conversão. Este valor, pode também ser colocado na geração do código de acompanhamento das conversões do Analytics, dando-nos logo a rentabilidade do nosso investimento, o chamado ROI.

Nas situações em que não temos uma venda ou que o benefício não é traduzível por dinheiro, poderemos atribuir um valor fictício à conversão, apenas para facilidade de acompanhamento da rentabilidade dos anúncios.

Veja o vídeo:

Consulte outros textos sobre "Como medir e testar"

CTR - Taxa de Cliques

Índice de qualidade

Relevância

Retorno do investimento (ROI)

Peça Relatório Gratuito

Farto dos anúncios que não lhe trazem clientes com as encomendas que ambiciona?

Pare com os baixos CTR's, preços disparatados e de se interrogar sobre como conseguir os negócios que sempre idealizou.

30 minutos depois da aplicação imediata destas técnicas engenhosas, verá as suas campanhas iluminadas como que por magia.

Obrigatório ler Relatório para dominar o AdWords como um mapa do tesouro. E relaxe depois ao ver o negócio subir!
setas 
Email:
.
 


Cupons AdWords

O Cupom AdWords é um vale-oferta Google de 50 euros para praticar o que aqui aprender. Comece já hoje uma campanha AdWords.

Blog

Participe activamente no blog trocando experiências e resultados para dominar os segredos de uma melhor e mais efectiva formação no PPC da Google.



Tel. (351) 961 444 152

Finalmente, Sucesso para todos no AdWords!