Correspondência de palavras-chave: ampla, de expressão ou frase, exacta ou negativa

A correspondência de palavras-chave quando aplicada erroneamente é responsável por custos escusados e que não trazem rentabilidade às suas campanhas sobre vários ângulos. Sabe quando usar a correspondência ampla? Sabe qual a importância para uma campanha da utilização das palavras-chave negativas?

Se a resposta a estas perguntas é não, está no bom caminho para conseguir optimizar as suas campanhas lendo as informações que aqui lhe fornecemos!






Boa selecção melhora CTR

As palavras-chave utilizadas nas campanhas de publicidade de AdWords, podem apresentar-se em quatro tipos: correspondência ampla, expressão ou frase, exacta e negativa.

Na correspondência ampla, qualquer pesquisa efectuada que englobe a palavra-chave será considerada para a nossa exibição de anúncios. Se a palavra-chave for tacos, tanto será levada em conta para "tacos de golfe", "tacos de basebol" como "comer tacos no México". Quer isto dizer que estar a licitar para palavras deste modo, sem estarem incluídas num contexto que nos seja favorável para a nossa publicidade, leva a uma quantidade enorme de exibições sem interesse para nós. Isso implica que o nosso CTR para aquele termo, por não estar enquadrado no contexto do nosso anúncio, não levará a que recebamos cliques. Mas se os recebermos nesta situação, ainda pior pois vai-nos obrigar a pagar um clique de quem quase de certeza não se vai revelar interessado na nossa página de destino.

A correspondência de expressão limita as exibições para palavras-chave que estejam apresentadas numa certa ordem: para o termo de pesquisa "tacos de golfe" terá uma exibição se a pesquisa for por exemplo "comprar tacos de golfe". Em contrapartida, se a pesquisa for "colocar tacos de madeira no campo de golfe", já não será apresentada. Identifica-se pelo uso de parêntesis rectos: [tacos de golfe].

A correspondência exacta é a mais limitadora, e só terá anúncios exibidos quando o visitante faz uma pesquisa usando aspas e restringindo os resultados procurados apenas ao que está entre as aspas. Seria neste caso apresentada como "tacos de golfe" e só se o visitante colocar a pesquisa com essa mesma notação, seria apresentada.

A utilização de palavras negativas visa melhorar o CTR, pois impede que os seus anúncios apareçam quando alguém faz pesquisas pouco direccionadas para os seus anúncios. Se estiver a querer vender um programa antivírus, não lhe interessa nada que quem procure "programa antivírus grátis" veja o seu anúncio. De qualquer maneira não lho iria comprar caso clicasse, mas usando a palavra negativa com o sinal -, "-programa antivírus grátis", está livre que o seu anúncio seja visto para aquela pesquisa. Desse modo, não piora o seu CTR, pois serão menos exibições que à partida já sabe que não iriam receber qualquer clique.

Use e abuse das palavras negativas, só tem a lucrar com isso. O Adwords é um programa para premiar anúncios ultra-específicos. A Google não simpatiza nada com as generalidades e só as vai penalizar quando as encontrar.

Veja este vídeo (língua inglesa):

Consulte outros textos sobre "Como estruturar campanhas"

Escolher geo-referenciação

Gerir orçamento diário

Escolher palavras-chave

Posicionamento dos anúncios

Programar exibição de anúncios

Peça Relatório Gratuito

Farto dos anúncios que não lhe trazem clientes com as encomendas que ambiciona?

Pare com os baixos CTR's, preços disparatados e de se interrogar sobre como conseguir os negócios que sempre idealizou.

30 minutos depois da aplicação imediata destas técnicas engenhosas, verá as suas campanhas iluminadas como que por magia.

Obrigatório ler Relatório para dominar o AdWords como um mapa do tesouro. E relaxe depois ao ver o negócio subir!
setas 
Email:
.
 


Cupons AdWords

O Cupom AdWords é um vale-oferta Google de 50 euros para praticar o que aqui aprender. Comece já hoje uma campanha AdWords.

Blog

Participe activamente no blog trocando experiências e resultados para dominar os segredos de uma melhor e mais efectiva formação no PPC da Google.



Tel. (351) 961 444 152

Finalmente, Sucesso para todos no AdWords!