Posicionamento palavras-chave: só os testes podem dizer se a primeira posição receberá mais cliques

Acha que a melhor posição para exibir os seus anúncios, é sempre a primeira? Tem a certeza disso?

Se a resposta a estas perguntas é não, veja primeiro este vídeo e vai perceber porque faz bem em não aceitar que o melhor é exibir anúncios sempre na primeira posição!


Não tire conclusões sem testar

As palavras-chave utilizadas nas campanhas de publicidade de AdWords, nem sempre apresentam o mesmo índice de cliques (CTR) ou as mesmas conversões, consoante os locais e ordem em que são apresentadas nas páginas de pesquisas. No vídeo são mostrados resultados diferentes consoante os posicionamentos e as diferentes palavras, o que significa que não terá a certeza de que a apresentação dos seus anúncios no primeiro lugar, implique obrigatoriamente melhores resultados.

É sabido que há muito quem nunca licite a primeira posição, já que ela recebe muitos cliques involuntários ou de menor convicção. Além do mais, essa posiçãopoderá custar mais caro, e esses cliques inadvertidos acabarão por fazer subir despesas, sem verdadeiro benefício real.

Mesmo assim, os resultados apresentados, mostram que por vezes a ordem de exibição é indiferente ao maior volume de cliques. Justificam-se assim, ideias que dizem que não se devem licitar os dois primeiros lugares ou mesmo, todas as posições que não sejam à direita?

Há que encontrar através dos testes o ponto de equilíbrio que nos diga onde colocar ou tentar posicionar os anúncios. Se bem que a Google nem sempre siga essas indicações, é sempre de aconselhar fazer uma selecção dos posicionamentos que mais interessam. E essa política poderá também ter muito a ver com o nível de custos que os cliques têm. Sendo conhecido que para certos nichos, os primeiros lugares são disputados ferozmente, levando preços bem acima de 2 ou 3 euros, há que preceder asisadamente para não deixar que um passo em falso seja duramente penalizador numa prespectiva financeira.

O benefício financeiro que as conversões puderem justificar, poderão ser um trunfo que justifique jogar para colocar os anúncios nos melhores lugares, mesmo se isso fizer correr riscos de cliques indesejáveis e despesas relacionadas. Quando os valores desses negócios são de tal modo que o justifiquem, porque não arrriscar?

Mas não deixe primeiro de fazer testes, e só avance para as posições mais controversas, se tiver dados que justifiquem esses posicionamentos para as suas palavras-chave mais rentáveis.

Veja este vídeo:

Consulte outros textos sobre "Como estruturar campanhas"

Escolher geo-referenciação

Gerir orçamento diário

Escolher palavras-chave

Posicionamento dos anúncios

Programar exibição de anúncios

Peça Relatório Gratuito

Farto dos anúncios que não lhe trazem clientes com as encomendas que ambiciona?

Pare com os baixos CTR's, preços disparatados e de se interrogar sobre como conseguir os negócios que sempre idealizou.

30 minutos depois da aplicação imediata destas técnicas engenhosas, verá as suas campanhas iluminadas como que por magia.

Obrigatório ler Relatório para dominar o AdWords como um mapa do tesouro. E relaxe depois ao ver o negócio subir!
setas 
Email:
.
 


Cupons AdWords

O Cupom AdWords é um vale-oferta Google de 50 euros para praticar o que aqui aprender. Comece já hoje uma campanha AdWords.

Blog

Participe activamente no blog trocando experiências e resultados para dominar os segredos de uma melhor e mais efectiva formação no PPC da Google.